quinta-feira, 24 de julho de 2008

Os homens preferem as encaracoladas

As lisas que me desculpem, mas cachos são fundamentais! Confesso que eu própria jamais ousaria aceitar uma verdade dessas. Mas fatos reais (que relato mais adiante) têm me provado que a cada dia cresce mais e mais o eleitorado masculino que deposita nas urnas o ‘sim’ para mulheres de cabelos cacheados. Ao passo que, neste plebiscito, a mulherada vota no “não”! Bem, vamos tentar entender este fenômeno nas linhas que seguem...
Os cachos fazem parte da minha vida desde antes de eu me entender por gente. São as fotos que denunciam: bastaram meus ralos fios de bebê crescerem para já começarem a encaracolar. Com uns cinco anos, eu tinha cabelos longos, ondulados, sem volume... Lindos! Mas quem disse que eu gostava? Lembro que eu ficava no jardim da infância admirando os cabelos da Vivi (não esqueço o nome, muito menos os cabelos!). Pela ordem de tamanho, era sempre ela quem vinha na minha frente no ‘trenzinho’ que conduzia do pátio da escola até a sala de aula. Eu grudava os olhos naqueles fios pretos, lisos, sedosos, quase japoneses, como se fossem um tremendo sorvete de chocolate pronto para ser abocanhado. Eu queria tocá-los, sentir sua maciez... Eu os queria para mim!!!!!
Mas a natureza só me dizia não! Aos 11 anos, quando menstruei, a mãe natureza foi ainda mais dura comigo: cismou em aumentar a espessura dos meus fios em alguns pontos. Vários pontos talvez. E sem falar no volume! Ó pai do céu! Quando eu me lembro do efeito Gal dos meus cabelos adolescentes, tenho até dó de mim. Se existisse o Oscar do melhor cosmético inventado, certamente quem o ganharia seria o criador dos cremes leave-in. Aqueles que você emplastra nos fios após o banho, penteia e não precisa fazer mais nada. Os cabelos secam como se houvesse uma camada de gumex ultramoderno ali e, num passe de mágica, permanecem domados, com pouco volume e cachinhos definidos. O chato é que, até que essa invenção viesse à luz dos seres humanos, tive que penar muito. E na pior fase: a adolescência.
Gente, eu dormia de touca... Não, não! Nada a ver com a antiga gíria “dormir de touca”, que significa “se deixar enganar”. Para quem não lembra ou não teve o desprazer de viver esta fase pré-leave-in, fazer uma touca era a solução anos 80 para alisar os fios indomáveis. Uma técnica complicada: com os fios molhados, era preciso escová-los completamente para um lado só, esticaaaaaaaaando bem e prendendo os pobrezinhos com um milhão de grampos. Depois é que entrava a tal da touca, que na verdade não era touca coisa nenhuma: amarrava-se um lenço ao redor da cabeça, para manter os fios bem presos, amassados e abafados. Meu Deus, eu dormia assim... QUE MICO!!!! O certo era passar a mesma quantidade de horas com os cabelos escovados e presos para um lado, depois soltar tudo e repetir a técnica para o outro lado, permanecendo o mesmo tempo. Como eu acordava supercedo para ir à escola, o jeito era soltar minha touca correndo de manhã, feita para um lado só mesmo, e sair correndo pelas ruas com a sensação de que a juba estava domada... Pena que era só sensação...
O fato é que eu sempre lutei contra meus cabelos ondulados e cacheados. Achava-os uma injustiça de Deus, uma vez que minha irmã tinha nascido com cabelos lisos! Por que eu tinha que padecer com minha piaçava, Senhor??? Tá certo que o Senhor não havia sido tão ruim assim e me dera um corpo de violão (coisa que minha irmã não tinha). Mas já imaginou que arraso seria eu se pudesse andar pelas ruas exibindo meu corpaço e, ainda por cima, com um cabelo balançando sobre as minhas costas, como um anúncio de xampu? Era o meu sonho! E eu não estou falando em conseguir este objetivo fazendo escova, técnica muito artificial, totalmente indefesa a gotas d´água. Até porque eu vivia a lei de Murphy: se fizesse uma escova, era chuva na certa!
Tive que esperar ter mais de 30 anos para meu sonho se realizar. Comecei a escutar um zunzunzum no meio feminino, dizendo que formol fazia mágica nos cabelos pixaim, o que dirá nos meus ondulados e cacheados! Mas era coisa do submundo estético... Ninguém sabia ao certo os efeitos colaterais do formol na saúde da mulherada. E quem disse que liguei pra isso? Tratei de marcar minha escova progressiva. Fiquei viciada!!!! Após três dias da aplicação, quando lavava os cabelos, meu pai do Céu! Milagre!!!! Lá estavam meus fios com efeito liso, duradouro, natural!
Lembro bem da primeira vez que fiz e saí do salão toda lânguida, com cabelos no meio das costas, esticados não apenas com o formol, mas também com muita chapinha. Eu andava pelas ruas linda e morena, balançando longos cabelos maravilhosamente lisos. Mais lisos do que os da Vivi, do meu jardim de infância. Não esqueço os olhares dos homens, me desejando! Também não esqueço os olhares das mulheres, desejando um cabelo igual! Era o início da era da escova progressiva e quem visse meus cabelos lisos jamais imaginaria que eram fake. E se alguém ousasse levantar suspeitas contra o meu DNA, eu mentiria: eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim! Lisa, leve e solta.
Pois bem, virei adepta da progressiva. E quanto mais eu fazia, como bem diz o nome, mais progressivamente meu cabelo ia ganhando um ar liso e natural. Foi então que caí do cavalo. Meu marido franzia o rosto cada vez que eu voltava do salão com cara de japonesa. Vivia chorando pelos cantos: “Que saudades dos seus cachinhos...” Eu retrucava: “É porque não é você quem acorda com os cachinhos transformados nos cabelos da Vanessa da Matta! Não é você quem tem que molhar ou lavar os cabelos todos os dias pela manhã pra que eles voltem pro lugar! Não é você quem tem que aplicar produto leave-in todo dia e nem sequer pensar em encostar a escova nos fios secos.”
Ah, só um parênteses... Quer ver o orgasmo da mulher de cabelos cacheados? É passar escova nos cabelos secos!!!! Mas isso só é possível quando ela está com escova progressiva. Senão, meu amigo, sai da frente! Em cabelo cacheado seco não entra pente. Muito menos escova. Quem se arrisca a fazer isso, sabe bem das conseqüências: transforma os cachos numa bela juba do urso do cabelo duro! No way, man!
Bem, voltando à minha queda do cavalo... À medida que meus cabelos iam ficando mais lisos, mais o universo masculino de fãs e amigos à minha volta começava a protestar. No meu aniversário, por exemplo, lembro bem da mensagem que meu querido amigo Pedro Scliar (um dos arautos da campanha “a volta dos cacheados da Ana Prôa”) escreveu no meu Orkut: “Aninha, minha querida amiga, meus parabéns. Que permaneça feliz, com esse sorriso maravilhoso, com os cabelos cacheados e não esticados, crescendo cada dia mais!” Ai, meu Pai, só o maluco do Pedro para escrever um negócio desses...
Mas ele não foi o único amigo que fez este tipo de comentário. Recentemente, uma figura que andou arrastando asa pro meu lado (sem sucesso, é claro) cansou de me dizer o quanto prefere as encaracoladas. Que mulher de cabelo cacheado é isso, que mulher de cabelo cacheado é aquilo... Uma série de vantagens que eu nunca havia observado. Resolvi, então, ceder aos apelos do meu marido e de toda a torcida masculina do Flamengo (eca!) que estavam ansiando pela volta dos meus cachinhos. E assim o fiz. Muito a contragosto, andei os últimos dois ou três anos ‘ao natural’.
Esta minha decisão muito se deveu, também, à análise de uma ‘tendência de mercado’. Passei a reparar no meu entorno, no sucesso de outras cacheadas. Minha prima Cris, por exemplo, dona de lindas madeixas encaracoladas (e ex-adepta da progressiva), vive sendo elogiada por conta de seus cabelos. Outro dia, na minha cara, meu marido teve a coragem de pegar nos cabelos dela e falar: “Poxa, sou amarradão no cabelo de vocês. Não sei por que cismam em alisar...” Quase esbofeteamos o Rômulo! E na minha casa, recentemente, eu e minha afilhada (viciada em chapinha) víamos fotos antigas, nas quais ela aparecia com seu belíssimo espécime de ondulados e cacheados. O namorado dela disparou: “Carol, gosto muito mais dos seus cabelos assim, cacheados!” Por pouco não o fuzilamos! Ó, Senhor, perdoai esses homens... Eles não sabem o que dizem...
E quanto às minhas amigas do sexo feminino? E quanto aos meus amigos gays? O que eles acham dessa história toda? Ah... É óbvio que me preferem de cabelos lisos! Tem coisa mais chique do que fios lisos, gente? Não é à toa que, na semana passada, resolvi desafiar a cara feia do maridão e fui experimentar uma novidade dos salões: a escova marroquina, que usa menos formol. D-I-V-I-N-A! Saí do salão com os cabelos balançando mais do que mulata em ensaio de escola de samba. E depois que lavei, que delícia... Cabelos tratados, macios, domados, sem volume. Do que preciso mais pra ser feliz????
Os homens que me desculpem... Eles podem até preferir as encaracoladas, mas nós, as encaracoladas, nos preferimos lisas! E não se fala mais nisso.

OU MELHOR, VAMOS FALAR MAIS NISSO SIM! Porque confesso que ainda não entendi qual a graça que os homens vêem nos cachos. Será algum fetiche? Me ajude a entender este fenômeno fazendo seus comentários e respondendo à minha enquete: POR QUE SERÁ QUE OS HOMENS PREFEREM AS ENCARACOLADAS? Aguardo suas respostas!

Carol, eu e Cris no auge da progressiva!


Eu com os cabelos encaracolados, clicados por um fã dos meus cachos: o querido amigo Pedro Scliar!

24 comentários:

Unknown disse...

AHAHH muito bom!!! Só nós as encaracoladas sabemos o que é ter que acordar mais cedo para arrumar a juba, mas agora com eles lisos podemos acordar mais tarde para ir para a faculdade, trabalho... é oque há!! Porque é só passar a ESCOVA no cabelo e ir para a rua sem que ele vire ladrão ( aquele que ou está preso ou armado?!?! sentiu o trocadilho?!?!). Infelizmente o homens continuam querendo ser do contra e querer tudo do jeito que a gente não quer.
Sim eu amo meus cabelos encaracolados mas amo muito mais eles lisos e se o meu namorado não gosta... vai ter que aprender a gostar porque, até os cientistas descobrirem a fórmula para mudar o DNA dos cabelos encaracolados para lisos, a CHAPINHA, será minha melhor amiga e maior aliada!

beijinhos DINDA!! E VIVA A CHAPINHA, A ESCOVA MARROQUINA, PROGRESSIVA, DE CHOCOLATE, ENFIM VIVA O CABELO LISO!!!!

Anacrys disse...

Adorei vc trazer à tona esse assunto de cabelos cacheados ou lisos.
Confesso que também sempre quis meus cabelos lisinhos mas isso seria impossível já que me pai tinha cabelos ondulados e minha mãe tem cabelos crespos. Mas vendo meu irmão, vi que poderia ser bem pior. Deu pra consolar pelo menos durante algum tempo.
Fui pega pela febre da progressiva durante alguns meses e penei 2 pra me livrar dela.
Posso dizer que agradei mais as mulheres do que os homens.
Minhas amigas diziam: "Cris, que lindo! Seu cabelo está enoooorme e liso!".
Não sei se estava surpreendendo por estar liso ou por estar tão comprido, afinal eu tinha ESTICADO meus cachos.
Agora, qto aos homens, só ouvi: "Hum... tá legal mas e os cachos? Vão voltar qdo?".
Só me restava fazer aquela cara de bunda (que não combinava nada com meus cabelos) e dizer: "Não, não vão voltar de jeito nenhum!".
E ainda tinham a audácia de dizer que prefeririam os CACHOS. Grrrrr... Homens!
Bom, qdo a febre começou a baixar, não sei se senti falta dos elogios masculinos ou se, realmente, do cachos. Só lembro que queria meu "fio de telefone" de volta.

Será que é isso?
Cabelos lisos = "arrumadinha certinha"
Cabelos cacheados = "arrumada despojada"

Meus cachos voltaram.
Agora, dá pra me explicar direito essa história?

um bjo.
Cris.

Fernando Freire Jr. disse...

Babei no post! Vamos por partes. Eu sempre preferi os cabelos cacheados. Uma rara exceção talvez seja a mãe do meu filho, dona de um cabelo absolutamente preto e liso, de um brilho lindo, e no qual um "permanente" dura no máximo 15 minutos. No restante, todas tinhas um belo cabelo encaracolado ou, no mínimo, ondulado. Não preciso falar da atual, cujos cachos estão certamente no meu "Top Three" (ainda que ela insista em meter uma escova e amarrá-los num rabo de cavalo. E quanto a sua pergunta, eu acredito que essa preferência masculina se deva a alguma analogia que os homens tracem entre os cachos os pelos mais íntimos. Não, não é uma piada, minha cara dinda. Você sabe que homens são primatas e primitivos, e como tais estão pensando nisso boaparte de seu tempo. E essa semelhança deve atrair de alguma forma (assim como quadris mais largos, bocas carnudas, etc, etc...). Se algum outro homem puder contestar, seja bem-vindo. É como eu percebo a coisa. Fantástico o texto. E, a propósito , você fica muito melhor com cachos!!! Beijão!

Fernando Freire Jr. disse...

Acabei de reler o texto(um hábito antigo meu) pra saborear as palavras e tive que voltar pra falar uma coisa: você está luminosa na segunda foto, com seus cachos. Realmente encantadora, noi sorriso, no olhar e... nos cabelos!
Kind of... Wow!
Beijo

sidney ferreira disse...

Como não testemunhei essa fase Perla? O texto é hilário e a identificaçção foi tremenda, pois a família Ferreira aqui não nega o pezão (e o corpo inteiro) na África com muito orgulho (apesar das tentativas semalhentes no quesito estético). Beijos

Fernando Freire Jr. disse...

Bom, me ocorreu uma segunda teoria para essa preferência masculina. Mulheres com cabelos cacheados remetem a algo mais selvagem, mais primitivo. Exatamenet como os homens. Talvez por isso o visual mais solto nos atraia, nos seja tão familiar. Cabelos revoltos, quase desgrenhados insinuam uma mulher com mais pegada, mais ímpeto...
Mas quem entende os homens? Nem eu, que sou um, me arrisco!
Beijo!

georgia cabecos disse...

Adorei, amiga! Confesso que atualmente estou buscando um meio termo. Nem tão liso, nem "Shakira"
bjks
Geo

Renata Luiza disse...

O que há de mais belo do que a beleza interior,já virou jargão. O que realmente vale é como se sente espiritualmente, pois nada na pessoa muda além do uso da chapinha, por isso sou favorável ao seu uso quando se fizer necessário à alma, se é que me entende. Use tudo o que quiser, pois vc ainda tem essa opção. Tem muita gente "lisa" que já encaracolou as madeichas e não teve um resultado muito favorável, após a primeira semana. Entaão vamos louvar também a chapinha, a touca e todos os meios positivos para mudar a figura, certo?

Paulo Borchert disse...

Querida Ana,
minha personal liquid-paper!
Sou mais adepto das encaracoladas so invés das chapinhas que parecem anúncio de Wellaton. Mas no seu caso, o brilho irradiado por seu sorriso e seus olhos vivos,independem do cabelo liso ou crespo.
A crônica é [otima, talvez um pouco longa.
Beijos

Paulo Borchert disse...

Querida Ana, minha personal liquid- paper!
Você irradia no sorriso e nos olhos muito brilho e alegria. Eu prefiro cabelos naturalmente cacheados no lugar destas chapinhas que parecem anuncio de Wellaton!
Mas o que eu aprecio mesmo na mulher é o que está dentro da cabeça, e isso você tem de sobra!

Maria Teresa disse...

Anusca querida,
tenho experiência inversa!
Sou de uma geração que valorizava as meninas de cachinhos e mais rechonchudinhas (tipo Shirley Temple) e minha primeira permanente data de 1948!!!!!!!!!
Já rendeu uma crônica que eu nem sei por onde anda!Vou achar1
Quanto a você...nossa GENIAL cronista...Como sempre: PERFEITA!
CADÊ O SOLO?
Parabéns,
beijos,
Mª Teresa

Maria Teresa disse...

Anusca querida,
o que mais posso dizer?
GENIAL, PERFEITA (não está longa não!),me inspirou até a procurar, e reescrever, uma crônica sobre cabelos lisos (minha primeira permanente fopi em 1948!!!!!!!!!).
PARABÉNS!
CADÊ O SOLO???????????????????????
Beijão,
Mª Teresa

Therezinha Mello disse...

Querida Ana,
A crônica está ótima. Dibertida e bem escrita.

Quanto aos cachinhos, acho que perde-se um tempo imenso ignorando a natureza, que é sábia. Deixe os seus cachinhos em paz! Aceite-os! Em alguém como vc, são o que menos importa...
Sua fã, The

Larissa disse...

Noooossa! Como me identifiquei!!
Parece muito com minha história!
Que delícia de post! No meu blog luto contra a padronização do cabelo liso! Os cachos são para mulheres de atitude! Tem cabelo mais sexy do que o cacheado?
Abraços Larissa

P. Costa disse...

Bom eu ja fui adepta a chapinha
praticamente todos os dias a fazia.
quse fiz um progressiva ou coisa parecida. mais de perceber o quanto os homens preferem sim os cabelos cacheados decidi usa-los ao natural, são muito mais bonitos e só depois comecei a perceber a beleza nos cabelos encaracolados que nunca tinha visto.
meu namorado diz que só uma mulher de atitude e auto-confiança usaria os cachos soltos...
eles emitem um sinal de poder, de dominação, ousadia é palavra correta para defini-los, fazer uma escova é tão simples é fazer e deixa-los soltos mais os cachos não, são mais que por um monte de formol e ficar com aquele cheiro horrivel durante dias que os homens odeiam, ou então aquele cheiro de chocolate vagabundo.
e depois de tudo isso ainda ter aquele pequeno probleminha formol faz mal a saude, serve para conservar mortos imagina o quanto vc agride sua saúde e sua fibra capilar. viva os cachos e os grandes homens que sabem admira-los!

Anônimo disse...

Eu sou encaracolada. Sei bem como é ter que ficar arrumando o cabelo até o ponto que você consiga ficar se sentindo bem. Eu acho o seguinte, prefiro muito mais ser lisa.AMO meu cabelo solto, jogando-o de um lado para o outro, sem aquela sensação de estar bagunçado, porque até o liso quando desarruma fica bonito.

Taina disse...

Poxa, encontrei esse post e li crente que era a favor do cacheado... não gostei!
O cabelo liso não é feio, mas não existe nada pior do que cabelo alisado... triste!!!
experimenta o cabeloscacheados.net e depois dá uma olhada na comunidade do orkut deles... você pode se surpreender!!!

Rien disse...

Olá!
Esse assunto de cabelos encaracolados ou lisos já permeou muito a minha cabecinha cacheada, viu!
Concordo com a coisa do "acordar mais cedo e lavar" e também adoro penteá-los secos quando estão lisos sem ter que aguentar o efeito Maria Bethânia!
Já alisei muito meu cabelo, mas nunca com química. Sempre a boa e velha escova com secador seguida de chapinha. Adoro o efeito de jogar uma franja de lado, colocar atrás da orelha, descobrir a nuca. Mas depois de um ou dois dias, acabo sentindo falta das ondinhas formando túneis...
Não sei bem o que é, mas os cachos me conferem um brilho à personalidade. Fico extremamente sensual com os cabelos lisos, mas quando enrolam, me sinto tão livre, tão mais colorida e tão eu mesma...
Enfim... adoro meus cachos e mesmo morrendo de vergonha ao acordar com cabelos no estilo homem das cavernas depois de uma noite ao lado daquele cara maravilhoso, ainda acredito no que ele diz quando me dá bom-dia e diz: Linda! Amo seu cabeço assim meio bagunçado.

Rien disse...

Ah!

Um dos melhores comentários que ouvi sobre meus cachos foi:

Sabe por que seus cabelos cacheados te dão tanta personalidade? Porque se parecem com filamentos de DNA. São únicos. São seus e exclusivos.

Unknown disse...

viva cabelo todo detonado desidratado e muitas vezes caindo vivaaaaa que ignorancia o cabelo que Deus te deu éo que combina com voce

eliane disse...

Como disse o FERNANDO, a mulher com cabelo encaracolado realmente lembra uma selvagem, uma deliciosa selvagem, e era isso que eu estava sentindo falta de mim nestes 10 anos que perdir meus cachinhos, sabia que havia uma coisa errada eu só não sabia o que, lembrei de Sansão, e voltei ser quem realmente sou este fim de semana estou me achando tão eu que se me soltarem por ai sei o que faço não!

★★leetticiia da Silva♛♕♛ disse...

♛♕♛♕♥♡Aii Eu ñ abro mão dos meus cachos, ñ abro mão deles p / nada.... Soou uma obseeeecada por cachoss.... Sempreee tiive meus cabelos cacheados desde pequena e hje morro se tiver que viver sem Eles pq é miiinhaaa viida, ñ me canso de cuidar mtooo pelo contrário cada dia Eu acordo mais satisfeita ainda Com meuuus crespoooos... SlaSla me sinto privilegiada por Ele ser cacheadoo e Com bastante volume amoooo mtoo tdo isso.... Se Eu fico triste ou tal, oq me anima é meus caracóiiiisiiinhos.... aliseii uma vez e odiiiiieiiii qriiia morrer sem meus cachiinhos me faltava algoo... Slaa parece estranhooo mas ñ é... Eu amo meus cachoos... Tenho um cuidado mtoo grande cm elees por isso meu cavalinhos cacheadiiinho do meu ♡♥♡♥ precisa de um cronograma q amooo dmaiis ... CACHOS é vida ... Em terra de chapinha quem tem cachos é raiiinha ... BjjjKsss ♕♛♕♛♥♡

CandyLeeD disse...

Caara ! sei como ninguém que cabelos lisos são charmosos , elegantes , chamativos e dá um ar maravilhoso de bem hidratados , todos sabem quem lisos são melhores , certo ? Errado !
Tenho 15 anos e nasci de cabelos cacheados e negros , e também sei como ninguém q não é fácil ter cabelos cacheados , isso sem comentar quando os fios cacheados resolvem virar aquela juba né ? kkk . Em uma época da minha vida era C-O-M-P-L-E-T-A-M-E-N-T-E apaixonada e viciada em cabelos lisos u-u , eu era tipo índia , sabem ? já me chamaram até de muçulmana ! porém ... comecei a perceber que ter cabelos lisos não era tudo aquilo , se estivesse frio os fios armavam , se estivesse sol vc iria suar e encaracolar a raiz , se chovesse então nem comentemos kkkk , comecei a usar meus cabelos naturais de novo ! uhul /O/ , pois bem .. nunca tinha ouvido novamente tantos elogios de cabelos macios , lindos , livres e o melhor de tudo , NATURAIS , BABY ! sem ter que gastar horrores de 3 em 3 meses pra ter aquele cabelo simplesmente ... liso e.e , que saco .
Podem até dizer : "Mas lisos continuam sendo os melhores" , vc pode até achar , mas nada melhor do que ter beleza natural :3 ADOOOORO !
Exemplo : se vc visse uma menina de cabelos lisinhos , e do lado , uma com os cabelos bem cacheados ,volumosos e hidratados , qual chamaria mais atenção de cara ? A CACHEADA é claro !

Thayná Figueiredo disse...

Olá, acabei de ler sua publicação, e confesso que me espantei um pouco. Eu tenho o cabelo MEGA cacheado, e apesar de adorae o cabelo liso, amo o meu enrolado, também tenho uma colega na escola com o cabelo lisérrimo, aí eu olho pro cabelo dela e acho TÃO sem graça! Hoje existem tantas mulheres com cabelos lisos que eu acho que ou sou anornal, ou elas que gostam de ser iguais! Eu quero ser diferente, não é à toa que meu namorado semore fala "eu tô com você porque você é diferente, as iguais eu já peguei todas", espero que as cacheadas se assumam e se aceitem mais, afinal, o sonho das lisas é ter o cabelo como o nosso, que elas morram de inveja, porque se eu quiser ter o cabelo liso eu faço uma chapinha e pronto, e elas? Hahaha